BOMBEIROS RESGATAM ARARA – CANINDÉ EM CÂNDIDO MOTA

No final da tarde desta terça – feira 21, bombeiros da cidade de Cândido Mota receberam um chamado inusitado se tratava-se de um resgate de uma Arara enroscada em uma cerca elétrica.

Ao chegarem no local se deparam com uma especie linda de Arara – Canindé prontamente e com todos os cuidados fizeram a retirada do animal que não se feriu. Os bombeiros ao retirar a ave identificaram que se tratava de um animal domestico e seu dono estava a sua espera, o proprietário possui  licença para cuidar do animal adquirida junto ao IBAMA. Possivelmente a Arara tenha se assutado por algum motivo desconhecido e acabou se enroscando na cerca. Apesar do susto ela se encontra muito bem cuidada pelo dono que agradeceu ao corpo de bombeiros de cândido mota pelos cuidados na hora do resgate.

Arara-canindé

A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos.

Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas. Em Trinidad foi realizado um processo de reintrodução bem sucedido.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi) ara = nome indígena tupi para designar várias espécies de papagaio; e do (tupi) ara = papagaio; e una = preto, escuro. ⇒ Papagaio escuro.

Características

Mede cerca de 80 centímetros de comprimento. Grande e de cauda longa. Inconfundível e vistosa coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Os jovens têm as asas e o rabo café-acinzentado e os olhos pardos.

Alimentação

Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *