OFICINA ” HISTORIA E CANÇÕES ” É DESTAQUE EM PEDRINHAS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura ofereceu aos educadores da Rede Municipal de Ensino a oficina “Histórias e Canções – A confecção de Brinquedos e Instrumentos Musicais”, ministrada pela escritora Fernanda Munhão nos dias 14 e 15 de agosto nas dependências do Centro Cultural.

A oficina foi um mergulho na cultura popular através da confecção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclado e, durante o processo, foi destacada a importância do brincar no universo infantil e as diferentes brincadeiras em várias partes do mundo, além da ampliação de repertório de cantigas, histórias, parlendas e trava-línguas.

“Histórias e Canções – A confecção de Brinquedos e Instrumentos Musicais” foi um projeto da Prefeitura de Pedrinhas Paulista em parceria com a Poiesis, Organização Social de Cultura, ligada ao Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a escritora Fernanda Munhão, a possibilidade de brincar e construir seus próprios brinquedos, permite que a criança faça uma ponte para o seu imaginário, um meio pelo qual externa suas criações e emoções. A tecnologia limita esse processo criativo, fazendo com que as crianças se tornem somente espectadores e não protagonista de seu próprio brincar.

“No brincar é possível representar práticas de interpretação sociais. Contribui a riqueza do imaginário infantil para que isso se torne um exercício para enfrentar suas aventuras, superar barreiras e condicionamentos”, disse ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *